quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Carapaus no forno

Boa noite,

Hoje para o jantar fiz uns carapaus assados....NO FORNO!

Num tabuleiro fiz uma cama de cebola às rodelas, alhos, louro, 1 malagueta. Dispus os carapaus por cima e temperei-os de sal, pimenta, colorau. Coloquei umas batatinhas aos cubinhos. Por cima pus 1 pimento verde aos cubos e 2 toamates aos cubos. Reguei tudo com azeite e 2 c. (chá) margarina! Levei ao forno até estarem assadinhos!


Depois aprovetei o calor do forno e assei umas maçãs:

Descarocei-as, lavei-as e coloquei no orificio, açúcar amarelo, canela e depois reguei com moscatel de Setúbal!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Doces, doces e doces!!

Pois é, ando numa maré de doces, que vou-vos dizer...No Sábado apeteceu-me fazer 1 docinho para o fim de semana e então decidi inventar:

Forrei 1 pirex com fatias de torta de chocolate bem fininhas (daquelas da Dan Cake), depois fiz 1 pudim Boca Doce de ananás e coloquei por cima metade dele. Voltei a pôr fatias de torta e em cima destas pus ananás cortado aos cubinhos (mesmo ananás natural, ou abacaxi) e pus por cima o restante pudim. Bati 1 pacote de natas, juntei 2c(sopa) de açúcar e coloquei por cima. Enfeitei com pedaços de ananás e levei ao frigorífico umas horitas!! Estava delicioso...



Hoje, tinha de fazer 1 bolinho para o meu marido e decidi aventurar-me e fazer o Bolo de Coca Cola que está no blog da Célia: os meus sabores. blogspot.com! Não sei como será o sabor, porque não o vou provar...pois não é cá para casa, resta-me esperar pela reação...eheh! Mas que ficou bonito, ficou:



Bati 3 ovos com 100g açúcar. Juntei 200ml de coca cola, 125ml óleo e mexi. Juntei 125g chocolate em pó (nestlé) e 200g farinha com fermento. Levei ao forno em forma untada e polvilhada com farinha durante cerca de 40 minutos!

Depois estava a olhar para a fruteira e a pensar: " Tantas bananas maduras prestes a irem para o lixo..que desperdício.." então fui ao blog das receitas da belinha gulosa e fiz o doce de banana no forno, ao que fiz algumas alterações:

Aqueci num tacho 2 chávenas de caramelo líquido. Juntei 5 bananas cortadas ás rodelas e deixei-as estar a cozer no caramelo até ficarem moles e embebidas. Forrei um pirex de ir ao forno, com fatias (mesmo MUITO fininhas )de bolo de iogurte que me tinha sobrado. Pus as bananas por cima! Entretanto, dentro de um tachinho, levei ao lume 1 lata leite condensado, 2 latas de leite, 3 gemas e 2c. (sopa) farinha trigo. Mexi sempre em lume brando até engrossar.Deitei este creme por cima das bananas.

Bati 3 claras em castelo com 3 c. (sopa) açúcar e pus por cima. Levei ao forno só até gratinar as claras (ficaram um bocadito demais ao meio, mas paciência)! Este doce vou prová-lo logo à noite e depois digo-vos o resultado!!

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Peixe Cozido DIFERENTE!

E se não fosse diferente eu não colocaria aqui um post de peixe cozido...Eu tinha o hábito de cozer o peixe apenas em ºagua e sal e depois comer peixe cozido era sempre um frete. Até que o meu marido me ensinou a cozer peixe doutra forma e fica bem mais gostoso e saboroso:

Ponho água no tacho, com sal (até aqui tudo normal), mas depois acrescento 1 tomate inteiro apenas lavado, 1 cebola inteira descascada, 2 dentes de alho, 1 folha de louro. Deixo ferver e coloco o peixe até cozer:



Depois como a água de cozer fica tão saborosa, é uma pena deitá-la fora: Coa-se para ver tem espinhas ou eventuais escamas, tira-se a folha de louro e tritura-se tudo. Depois misturam-se uns legumes, umas massinhas e um fiozinho de azeite...e uma óptima sopa:



Para a sobremesa fiz, em vez de pêras..MAÇÃS BEBEDAS:

Tinha umas maçãs a mais na fruteira e resolvi aproveitá-las:

Descascam-se as maçãs, deixando-as inteiras e levam-se a cozer em vinho tinto, 2 c. (sopa) açúcar amarelo e 1 pau de canela. Estão cozidas quando estiverem macias. Nós gostamos muito desta sobremesa:



Nota: Algumas fotos estão um bocadinho baças (deve-se ao ter tirado as fotos com a comida ainda quente e o vapor ficou na foto........)

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Miminho da Kikas

A Kikas, do blog Segredos da Mimi deixou-me este miminho! Visitem o cantinho dela..tem receitas maravilhosas!

"Este blog não me sai da cabeça"..mas meninas, como eu não estou a conseguir pôr a imagem....fica mesmo a intenção! OBRIGADA!!!

Isso quer dizer que o "blog é do tipo que, apesar da sua vida corrida, com milhões de relatórios para entregar, clientes pra recepcionar, patrão te enchendo a paciência, você não pode deixar de dar uma espreitadela para conferir as novidades. É aquele blog que você lê todo o santo dia, mesmo que não haja novidades. Aquele tipo que, no trabalho, ou numa caminhada, ou num churrasco entre amigos, você não vê a hora de aceder à Internet para dar uma olhadinha. Enfim... para resumir... é aquele blog que não te sai da cabeça."

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Hoje ha bolo...e amanha tambem!!!

Olá pessoal, hoje trago-vos uma sugestão prática, simples, rápida, saborosa e que não é novidade nenhuma para vocês..Precisava de fazer 1 bolo para levar amanhã para o trabalho e tinha iogurtes que terminavem o prazo mesmo amanhã, então lembrei-me: Bolo de Iogurte! Mas como aqui em casa também apetecia 1 fatia, acabei por fazer 2. Mudei só o sabor do iogurte e a forma do bolo:

A Forma do bolo de buraco é com iogurte de morango, a outra, com iogurte de pêssego. A receita:

Misturam-se 2 iogurtes (sabor à escolha), 4 ovos inteiros, 4 copos de farinha (copos são a medida do iogurte), 3 copos de açúcar e 1/2 copo de óleo..áaah 1 c. (chá) fermento em pó. Tudo misturadinho, vai ao forno em forma untada de margarina cerca de 35 minutos a cozer! Que acham?


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Jantar de Plastico? Sim ou Nao?!?!?

Hoje o jantar foi meio de plástico..(acho eu). Que fiz?? Poiss fritei hamburgueres (mas daqueles que vamos ao talho, escolhemos o bocado da carne, pedimos para picar e depois pedimos que a transformem num hamburguer), eu gosto mesmo é desses hamburgueres e não dos congelados! Fritei os hamburgueres com 1 pouco de AZEITE, margarina e dentes de alho laminados grosseiramente, 1 folha de louro, 1 malagueta e pimenta! Depois de fritos tirei-os e nessa gordura fritei 1 cebola às rodelas com 1 maçã laminada finamente (ficou uma delícia..), a mistura da cebola com a maçã!!!Pus por cima do hamburguer e depois é que estraguei tudo...BATATAS FRITAS DE PACOTE..aii aiiii! Com molho rosa (ketchup e maionese) misturados! É ou não é uma boa sugestão???

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Um jantar igual a tantos outros...

Pois um jantar que todos sabemos fazer, mas é uma ideia:

Pescada frita com arroz de grelos!

Só fiz 2 invenções:
Para fritar o peixe, temos de salgá-lo, passar por farinha (eu misturei pimenta branca na farinha), passei o peixe e fritei em óleo abundante e bem quente até ficarem douradinhas.

Quanto ao arroz de grelos, fiz um refogado com cebola picada, alho picado e azeite. Deixei alourar e deitei os grelos bem lavados e (aqui inventei) coloquei 1 tomate partido em cubinhos. Acrescentei água e deixei cozer um boacinho. Quando a água ferveu juntei o arroz, sal e deixei cozer. Ficou um arroz malandrinho como eu adoro...O toque do tomate com os grelos ficou muito bom! Experimentem!

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Bolo Marmore

Hoje está um Domingo tão cinzento e tão chuvoso..que só apetece estar em casa quentinha...e para o lanche nada melhor que um bolinho caseiro para beber com um cházinho...(de preferência chá de morango!!))

Esta receita de bolo mármore fui buscá-la ao blog: pracozinhar.blogspot.com, fiz apenas uma alteração: onde a outra menina pôs raspa de laranja..eu pus de limão e usei 100g de margarina em vez de 150g!

Então cá vai:
Misturar 4 gemas com 200g açúcar e 100g margarina derretida. Mistura-se tudo muito bem e junta-se 200g de farinha e 1 c. (chá)fermento em pó. Mexe.
Juntam-se as 4 claras batidas em castelo e depois divide-se a massa em 2. Num dos recipientes mistura-se raspa de 1 limão na massa, na outra parte da massa juntei 2 c. (sopa) bem cheias de chocolate em pó. Mexe-se e depois colocam-se alternadamente ou como se queiram misturar (isto influencia no desenho final da fatia), numa forma untada de margarina e vai ao forno +/- 30 minutos. Bom apetite!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

E o jantar de hoje foi....

FONDUE DE CHOCOLATE!
Aqui em casa gostamos muito, mas só fazemos muito de vez em quando...hoje como foi Dia dos Namorados decidimos fazer um jantarzinho mais especial...assim fizémos um fondue de chocolate:

Fácil:

Fruta aos bocados: usei kiwi, banana e manga
Biscoitos: palitos de champagne e pães de leite
Gelado de Baunilha
Chocolate: Comprei um boião de chocolate para fondue da Guylian (passo a publicidade), mas é muito prático e muito saboroso. É só derreter no micro-ondas e depois coloca-se no fondue para se manter quentinho.

Molham-se os doces e as frutas no chocolate e voilá!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Ha dias assim....

Concertezaque todas nós temos dias daqueles em que saímos tarde do trabalho, cansadas e no caminho de casa vamos a pensar: O que fazer para o jantar?? E depois lembramo-nos que já é tarde para descongelar alguma coisa (pq só recorro ao micro-ondas em último caso...) e então:

Tortilla :


Tinha no congelador um bocado de esparguete à bolonhesa que tinha sobrado e não dava para uma refeição, mexi 5 ovos, juntei o esparguete à bolonhesa, 1 fatia de queijo, sal e pimenta e saíu..uma tortilla, que no final ficou bastante saborosa..até para os que estavam mais cépticos....comeram bastante.
Como achei que ficava um bocadinho para o "sem piadinha nenhuma" assim simples, fiz um molho rosa para acompanhar: simplesmente juntei ketchup com maionese e pimenta e mexi! Muito bom.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Polvo, polvo, polvo...

Se há um prato que eu gosto é POLVO. Gosto muito!
Ontem fiz um arroz de polvo para o jantar e ficou magnífico:


Cozi o polvo na panela de pressão com água e 1 cebola inteira. Depois de cozido, temperei com sal e corteio-o aos bocadinhos. Entretanto fiz um refogado com cebola, alho, louro, 1 malagueta, azeite e pimenta. Piquei a cebola e o alho e deixei tudo ficar lourinho. Acrescentei a água do polvo, mais um pouco de sal e deixei ferver. Quando ferveu coloquei o arroz.

Deixei cozer (não demasiado). Depois de cozido acrescentei o polvo cortado aos bocadinhos e delícias do mar aos pedaços (não tinha coentros.....o que é uma pena, aconselho vivamente a colocarem). Desliguei o lume, apurou um bocadinho e servi!

Como o polvo era grandinho e cá em casa ainda só somos 2, sobrou um bocado generoso. Que fiz?? Dipus as pernocas do polvo num tabuleiro, com batatinhas pequeninas. Reguei com azeite, pus alhos inteiros esmagados (com casca e tudo) e polvilhei com pimenta..saíu uma espécie de: Polvo à Lagareiro! Delicia...



Mais sugestões para cozinhar Polvo? Aceitam-se...

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Doce de Bolacha

Mais um..desta vez retirado do blog receitasdabelinhagulosa.blogspot.com, e acabei mesmo agora de o fazer a até já o provei e é muito bom! Mudei um bocadinho a receita (a da Belinha é com bolachas shortcake), mas eu tinha línguas de veado para aqui e aproveite-as:



Fiz assim:
Num tacho deitei 1 lata de leite condensado, 50g de margarina e 2 c.(sopa)de café solúvel. Levei a lume brando até engrossar. Depois numa travessa coloquei as línguas de veado e pus creme por cima, novamente bolacha e terminei com o creme. Para decorar pus umas nozes picadas grosseiramente.
Vai ao frigorífico até ficar fresquinho, corta-se em fatias e ....come-se!

Bolo de Maça!

Boa tarde, para começar o meu novo espaço deixo-vos um bolo ou tarte(como queiram chamar) de maçã. É rápido e fácil de fazer e fica muito fofinho e saboroso! Como tinha de levar 1 bolinho para o trabalho....fiz este:



E a receita é:

Misturar 125g de açúcar com 125 g de manteiga e juntar aos poucos 3 gemas mais 200g de farinha c/ 1 c. (chá)fermento em pó. Bata tudo até obter um creme liso. Adiciona as 3 claras batidas em castelo e 3 c. (sopa) de leite frio.

Unte uma forma de fundo móvel com manteiga e deite o preparado. Por cima disponha maçãs cortadas fininhas e polvilhe com canela. Vai ao forno cerca de 30-35 minutos! Fácil não é???

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Inicio

Olá, bem vindos ao meu novo espaço!
Aqui irei colocar algumas receitas que vou fazendo no meu dia a dia. Esperoq ue aproveitem bem cada uma delas!