sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Bolo Angel de Canela

Quando vi este bolo no blog receitas da Filipa, fiquei de olho nele, mas...13 claras!!!Pensei eu: onde vou arranjar 13 claras e o que fazer com as gemas?? Então comecei a congelar as claras que me sobravam dos ovos que utilizava das quiches e de outros pratos (dantes deitava-as fora, até saber que as podia congelar...). Assim que consegui estas claras todas, pus mãos á obra e fiz o bolo. É FANTÁSTICO!! Super fofinho e muito muito bom, aconselho VIVAMENTE!

Não coloquei alguns ingredientes que a Filipa pôs mas ficou espectacular, este bolo!
14 claras de ovo
1 chávena bem cheia de farinha
1 1/2chávena de açúcar
1/2 colher de café de sal
Canela em pó q.b.


1 -Ponha as claras de ovo numa tigela grande e larga e bata até começarem a ficar em castelo;
2 - Adicione-lhes o sal;
3 -Continue a bater até ficarem firmes.
4 - Junte-lhes metade do açúcar e bata mais um bocadinho.
5 - Adicione a farinha e o restante açúcar delicadamente, envolvendo.
6 - Ponha um pouco da massa numa forma pequena de buraco previamente untada com manteiga e por cima polvilhe com canela, ponha mais um pouco de massa e novamente mais canela;
7 - Por fim ponha a restante massa por cima.
8 - Leve ao forno a cozer durante cerca de 45 minutos ou até o bolo estar cozido.
9 - Retire do forno, vire o bolo sobre o prato onde o vai servir mas não tire a forma. Deixe assim até arrefecer por completo e só depois tire a forma.

Obrigada Filipa pela partilha desta receita que ficou fabulosa. Foz alguns "copys" da preparação, espero que não te importes!


9 comentários:

edinha disse...

Deve ficar mesmo fofo :)
Beijinho

ameixa seca disse...

Não conhecia este bolo. Tem um aspecto fantástico e a canela pelo meio deve dar-lhe um sabor maravilhoso :)

Emília disse...

Oi Claudia! Tem uma brincadeira te esperando lá no meu blog! Espero que participe! Beijinhos

Nela disse...

Muito bem Claudia, rico bolo ou pudim para mim é mais pudim, está lindo e fofo.bom fim de semana beijito.

clau disse...

Ah...que idéia mais interessante!...
Vou tentar fazer meia receita com as claras que eu tenho.
Pq, eu gosto sim de pudim de claras: mas...sempre!?!
Valeu pela dica.
Bjs!

Cláudia Marques disse...

Além de ter ficado a babar com o aspecto do bolo, tb aprendi que se podem congelar as claras. Nunca me passaria tal coisa pela cabeça (de vez em qdo lá vai uma ou outra pelo cano...) Bjs

Rivera disse...

Deve de ser muito bom!
Ah e não sabia que se podiam congelar as claras... obrigado pela dica!
Antes eu mandava-as fora ou então guardava e fazia ovos estrelados e deitava as claras lá. hehe ficavam os ovos estrelados com as maiores claras de sempre LOL

Filipa disse...

Claudia, que bonito ficou o teu bolo! E ainda bem que gostaste, aqui também gostamos muito.
Ah, e claro que não me importo de teres "copiado" a preparação.

beijinhos

Maria Vitamina disse...

Está com um ar mesmo fofo...deve ser optimo. Eu também não sabia que as claras se podiam congelar!...sempre a aprender, não é?
Bjs