sábado, 12 de abril de 2008

Carne de Vaca e Torta de Maça!

Olá!!! Aqui está mais uma sugestão:
Hoje para o almoço cá em casa fiz uns quadradinhos de bife de vaca (guardei-os quando arranjei uns bifinhos) e agora fritei-os em banha e um fio de azeite, louro, alhos inteiros, sal, pimenta e vinho branco. Quando estavam fritos juntei 1 lata de cogumelos laminados e 2 c. 8sopa) de mostarda. Mexi e deixei fritar mais um bocadinho. Acompanhei com massa espiral às cores, cozida em água e sal.

Curiosidade: Há uns tempos atrás, eu colocava o bife na frigideira tal e qual vinha do talho e, estes bifes que vêm mais feiinhos e com pontas, estas acabavam por ficar de lado no prato e iam para o lixo. Agora arranho os bifes, de modo a ficarem compactos e bonitos no pratos e as pontas corto-as aos bocadinhos e congelo-as para fazer um prato como este ou guisar.

Carne de Vaca com cogumelos!


Fiz para o lanche uma torta. Esta torta também tem uma história: Ontem ia fazer puré de maçã para acompanhar uma carne..saíu mal, muito líquido. Guardei e hoje servi-me dele. Ora vejam:

Para a torta:
5 ovos; 180g açúcar; 200g farinha; 1c.(chá) fermento em pó.

Bati os ovos com o açúcar e depois juntei a farinha e o fermento. Levei ao forno em forma untada com margarina e polvilhada de farinha (a forma é um tabuleiro rectangular...)

O recheio fiz com o puré de maçã: cozi 6 maçãs com 1/2 copo água e uma sgotas de limão. Desfiz com a varinha mágica e juntei 1 c. (chá) manteiga. Como era para a torta juntei hoje nozes picadas.

Desenformei a torta por cima de um pano polvilhado de açúcar em pó, coloquei o recheio de maçã e enrolei rapidamente. Polvilhei com mais açúcar em pó!

Ficou muito saborosa!Experimentem!

8 comentários:

edinha disse...

Uma boa receita para a tais pontinhas do bife.
A torta está muito apetitosa
Beijinhos

elisabete disse...

Olá,
obrigada pela visita na minha cozinha. Nunca tinha visto uma torta com recheio de puré de maça. Deve ficar muito boa e levezinha.

Beijinhos

anna disse...

Bela ideia a de cortarmos as pontas feiosas dos bifes e aproveitarmos noutras receitas...
A torta está bem bonita!
Beijinhos.

Filipa disse...

A torta está muito bonita, gostei do recheio.
Essa carninha devia estar muito boa...

Beijinhos

Flavinha disse...

Cláudia adorei esta torta! Minha vó adora fazer rocamboles, mas ela não consegue variar muito o recheio: fica sempre entre goiabada, doce de leite e brigadeiro. São deliciosos, mas muitos doces... Este com maçã fica chique e tem um ácido da fruta, né?

Ah! Adorei a sugestão, lá no meu cantinho, de usar o grão de bico num refogado com chouriço!

Beijos

Paula disse...

ainda tem uma fatia para mim?!
bjs :)

Adriana disse...

Como já falei em outros blogs,o seu tem um grande defeito:NÃO VEM COM AROMA E GOSTO acoplados,só nos resta olhar com os olhos e sonhar quando esta delicia entrará em nosso estomago.

Luciana Macêdo disse...

Belas dicas: o bife mais bonitinho e um recheio para o rocambole sair da mesmice.
Muito bom.
Bjs!